10 dicas para aliviar o estresse e trabalhar melhor


por Ricardo Piovan

Você se estressa com facilidade? Saiba que, principalmente para os empreendedores, ter um rotina tensa pode comprometer tantos os resultados do seu negócio como os relacionamentos pessoais. Para não ter mais esse problema, confira 10 dicas infalíveis para aliviar o estresse e ter uma rotina muito mais tranquila.

Você sempre sonhou em trabalhar com o que gosta? Bom, ter o próprio negócio e trabalhar fazendo o que ama é o sonho de grande parte dos brasileiros. De fato, quando perseguimos os nossos sonhos e trabalhamos com nossas paixões, é muito mais fácil fazer tudo mais motivado.

Eu, particularmente, trabalho com o que amo: ajudo pessoas a encontrarem o seu expertise e começarem um negócio digital do zero. Eu adoro dar palestras, treinamentos, escrever livros e, por isso, transformei esse meu conhecimento em produtos lucrativos que podem ser vendidos pela internet. Hoje, eu ajudo os empreendedores a fazerem o que eu faço e serem muito bem remunerados por isso.

Bom, trabalhando com o que gosto, em primeiro lugar, eu sou feliz no trabalho na maior parte do tempo. Eu não fico triste no domingo à noite porque segunda é dia de voltar à rotina, eu não odeio segundas-feiras e sempre acordo antes mesmo do meu despertador tocar. Isso tudo porque eu escolhi uma profissão que eu amo, e essa é uma das vantagens de ser um empreendedor.

Porém, como nem tudo são flores, os contratempos e problemas no trabalho são inevitáveis, não importa se você trabalha como empregado em uma empresa ou se tem um negócio digital e faz tudo de casa. É inevitável se estressar um dia ou outro, e isso não faz de você um profissional infeliz, afinal, se você trabalha satisfeito na maior parte do tempo, então você já é um vencedor.

Claro, algumas situações de estresse poderiam ser evitadas se tomássemos um pouco mais de cuidado com as decisões que tomamos em nosso dia a dia, e é justamente nesse ponto que eu quero ajudar você. Neste post, você vai conferir 10 coisas que você pode fazer para aliviar o estresse, ou até mesmo para evitá-lo e ser um profissional mais tranquilo, feliz e motivado.

1. Pratique um esporte

Eu sei que, muitas vezes, é complicado achar um tempinho para fazer alguma atividade física. Porém, saiba que se movimentar traz mais do que benefícios estéticos: no esporte, você aprende a lidar com vitórias e derrotas, dá mais valor aos momentos de preparação, aprende a trabalhar em equipe e também a liderar.

Além disso, quando você se exercita, alivia o estresse e sente mais relaxado dos problemas do dia. Nem que não seja todos os dias, arrume um tempinho para cuidar do seu corpo!

2. Planeje-se sempre

Muitos dos estresses no ambiente de trabalho poderiam ser evitados se um planejamento prévio tivesse sido feito. A maior parte dos problemas poderia ser eliminada com um pouco de planejamento e programação.

Claro, trabalhe sempre com metas realistas para que todo o plano dê certo e evite estresses futuros. E, não esqueça, trabalho não falta para um empreendedor, por isso, saiba quando é melhor deixar as coisas para o outro dia e quando é necessário dar aquele gás extra.

3. Descanse sua mente com entretenimento

As séries americanas são uma febre, e você não precisa achar que elas são pura perda de tempo. Ai final de um dia de trabalho, procure alguma programação para relaxar sua mente e entretê-lo. As séries norte-americanas são uma boa pedida, mas você também pode ver a novela ou ler um livro do seu gênero preferido. Nada de trabalho! Valorize a sua hora de descanso e aproveite cada minuto.

4. Durma bem

Nada melhor para aliviar o estresse do que uma boa noite de sono. Eu sei que, às vezes, você pode ficar tão empolgado ou tão comprometido com suas obrigações que é difícil parar tudo e dormir, mas saiba que a falta de sono é um dos fatores que mais atrapalham a rotina dos empreendedores.

Desligue-se dos trabalhos e das preocupações nas horas de descanso, principalmente antes de dormir. Nada de olhar sua caixa de entrada depois de deitar, nem de deixar o celular por perto.

5. Valorize o tempo que você passa com sua família

Muitas vezes, as pessoas trabalham demais e acabam por deixar o tempo com a família para depois. Porém, por mais que você trabalhe muito para dar conforto à sua família, principalmente aos filhos, nada substitui um tempo com eles. Nada substitui a atenção que você dá aos seus filhos e cônjuge. E o bem que você faz não é só para eles: é para você também.

6. Faça uma pausa no dia

Não importa se você acordou com toda a disposição do mundo: se sua jornada de trabalho for longa, você chegará ao fim do dia cansado e, muito provavelmente, estressado. Para prevenir ou aliviar o estresse, faça pausas ao longo do dia.

Um break de 10 minutos no meio da manhã e da tarde para um café ou um lanche rápido ajuda a recarregar as energias e voltar ao que você estava fazendo com mais disposição e até mesmo com ideias novas.

7. Ouça música!

A música é uma excelente forma de aliviar as tensões e trabalhar ao mesmo tempo. Abuse dos fones de ouvido e escute suas músicas preferidas. Isso pode ajudar tanto a combater o estresse como pode abafar os barulhos externos que desconcentram bastante.

Se você tocar um instrumento, considere praticar nas horas vagas, e, se você ainda não sabe, pode ser a hora de aprender uma nova habilidade!

8. Viaje

Nada melhor para aliviar as tensões da rotina do que passar alguns dias fora. Eu sei que pode ser um pouco difícil parar de trabalhar 100%, principalmente quando você tem seu próprio negócio, mas sair de perto de tudo já pode ajudar bastante a aliviar o estresse e recarregar as energias.

9. Encontre os amigos

Se às vezes é difícil passar um tempo com a família, imagina com os amigos. Mas ele também podem ser um bom alívio das tensões do dia a dia.

Marque encontros com a turma sempre que possível e evite conversar sobre os negócios, use esse tempo para se divertir, contar as novidades e aproveitar as boas companhias.

10. Leia mais

Ler não é só uma forma de descansar sua mente, mas também é uma oportunidade de aprender mais, mesmo nas suas horas de descanso. Ainda que seja um livro de ficção, o livro é um excelente exercício para a mente e ajuda você a melhorar sua escrita e até conhecer palavras novas.

Procure por livros de assuntos que lhe interessem, para que a leitura não se torne uma obrigação e mais um motivo para se estressar. Você precisa sentir vontade de ler cada vez mais, e jamais fazer isso por obrigação, não nos seus momentos de lazer. Além disso, tenha sempre em mente que um empreendedor de sucesso não é apenas aquela pessoa visionária e cheia de ideias inovadora, mas é também aquela que quer sempre aprender e se inspirar mais. Isso é o que vai fazer você querer ir sempre adiante e, claro, minimizar as chances de erro.

Fonte: Academia dos Experts