Filmes sobre o 11-09-2001

Aqui estão listados filmes que marcaram o dia 11 de setembro!

11/9 — A Edição dos Cinegrafistas em Memória ao 11 de Setembro, de Jules e Gedeon Naudet (2002)
Dois irmãos franceses documentavam o primeiro dia de um novato em um quartel dos bombeiros a apenas sete quadras do WTC quando se viram no meio da ação dos bombeiros no edifício.

A Última Noite, de Spike Lee (2002)
Adaptação do romance de David Benioff, é o primeiro filme a mostrar o Ground Zero. A obra relata as últimas 24 horas de liberdade do traficante de drogas Monty Brogan, condenado a sete anos de prisão.

11 de Setembro (2002)
Filme coletivo na qual diversos cineastas (entre eles Claude Leluch, Amos Gitai, Sean Penn, Alejandro González Iñárritu e Ken Loach) apresentam sua visão do dia fatídico em 11 minutos, 9 segundos e um fotograma (referência à data 11/09/01) .

Fahrenheit 11 de Setembro (2004), de Michael Moore
Documentário militante no qual Michael Moore traça as relações perigosas entre os negócios da família de George W. Bush e os milionários Bin Ladens.

People — Histórias de Nova York, de Danny Leiner (2005)
Filme coral dirigido no qual vários personagens (vividos, entre outros, por Maggie Gyllenhaal, Edie Falco e Tony Shalhoub) tentam reconstruir suas vidas após os ataques terroristas.

Voo United 93, de Paul Greengrass (2006)
Sem grandes nomes no elenco, reconstitui de forma realista e impactante a trajetória do avião que não atingiu o alvo e foi derrubado, na Pensilvânia, devido à reação dos seus passageiros.

Torres Gêmeas, de Oliver Stone (2006)
Drama sobre dois policiais, vividos por Nicolas Cage e Michael Pena, presos sob os escombros das torres.

Loose Change, de Dylan Avery (2007)
Sem sair de casa, um norte-americano de 22 anos realizou este documentário com colagem de imagens das emissoras de TV defendendo que o governo americano era o autor dos atentados. O filme se tornou sucesso na internet mesmo sem ter estreado no cinema.

Reine sobre Mim, de Mike Binder (2007)
Adam Sandler vive um homem tentando sair da depressão após perder a família nos atentados do 11 de Setembro.

Os Heróis,de Jim Simpson (2002)
Nick (Anthony LaPaglia) é o capitão do corpo de bombeiros de Nova York. Ele é designado para falar no funeral de oito de seus homens, que faleceram nas torres do World Trade Center em 11 de setembro de 2001. Precisando de ajuda, Nick busca a jornalista Joan (Sigourney Weaver), que aceita a tarefa. Ela agora precisa escrever sobre homens comuns, os quais jamais conheceu mas que se tornaram heróis do alto escalão para o povo americano.

Segredos de Estado,de Santiago Amigorena (2006)
Dia 1º de setembro de 2001. Elliot (Nick Nolte) é um espião americano que precisa desaparecer por saber demais a respeito dos eventos que estão prestes a acontecer em Nova York. Mas antes ele quer ver seus filhos pela última vez. Sua amiga Irène (Juliette Binoche), também espiã, é quem organiza a despedida em Veneza. Cabe a ela reunir Orlando (Sara Forestier), a filha francesa que Elliot abandonou dez anos antes, e David (Tom Riley), o filho americano adotado. Mas o que era para ser um simples encontro se complica com a presença de William Pound (John Turturro), um matador semi-psicótico que escreve poesia nas horas vagas.

Lembranças,de Allen Coulter (2010)
Nova York. Tyler Roth (Robert Pattinson) é um jovem rebelde que não tem uma boa relação com o pai, Charles (Pierce Brosnan), desde que uma tragédia abalou sua família. Ele divide um apartamento com Aidan (Tate Wellington) e com ele sai para uma boate. Ao deixar o local, Tyler se intromete em uma briga. Neil Craig (Chris Cooper), um policial traumatizado pelo assassinato de sua esposa dez anos antes, é chamado ao local. Ele libera Tyler e Aidan mas, após uma provocação de Tyler, lhe dá uma surra e manda prendê-lo. Dias depois, Aidan descobre que Ally (Emilie de Ravin), a filha de Neil, estuda com eles. Ele propõe a Tyler que tente conquistá-la, para se vingar. Inicialmente relutante, Tyler aceita a proposta. Só que, aos poucos, se apaixona por Ally.

Guerra ao Terror,de Kathryn Bigelow (2009)
JT Sanborn (Anthony Mackie), Brian Geraghty (Owen Eldridge) e Matt Thompson (Guy Pearce) integram o esquadrão anti-bombas do exército americano, em ação em pleno Iraque. Eles trabalham na destruição de um explosivo, fazendo com que seja detonado sem que atinja alguém. Entretanto, um erro faz com que o artefato exploda e mate Thompson. Em seu lugar é enviado o sargento William James (Jeremy Renner), que possui grande sangue frio em ação. Isto gera alguns desentendimentos com Sanborn, que o considera irresponsável. Apesar disto, o trio segue na ativa, tendo consciência de que cada dia concluído de trabalho é um dia a mais de vida.

Efeito Colateral, de Andrew Davis (2002)
Gordon Brewer (Arnold Schwarzenegger) é um bombeiro que perde sua esposa e filho em um atentado terrorista organizado por Claudio “The Wolf” Perrini (Cliff Curtis). Como as investigações oficiais do governo americano parecem não chegar a lugar algum, Brewer decide então perseguir o próprio “The Wolf”, se envolvendo em um complicado jogo que o leva até a Colômbia.

Dois Perdidos Numa Noite Suja, de José Joffily (2003)
Nova York, 2001. Paco (Débora Falabella), que é uma mulher que se chama Rita mas odeia ser assim chamada, tinha feito sexo oral com um “cliente” em um banheiro público. A situação saiu do controle, pois ele descobriu que Paco era uma mulher e ficou violento, e apenas não não piorou devido à interferência de Tonho (Roberto Bomtempo), que limpava o local e deixou o “cliente” desacordado. Paco aproveita a situação para roubá-lo, mas como tinha feito Tonho perder o emprego divide com ele o dinheiro. Eles então descobrem que ambos são brasileiros. Tonho, com saudades de falar português, convida Paco para ficar no seu “apartamento”, que é na verdade um galpão abandonado. Tirando o fato de serem estrangeiros eles nada têm em comum. Enquanto Paco é uma pessoa bem determinada e agressiva, Tonho é humilde, mas está cansado de subempregos e quer voltar para o Brasil. Paco por sua vez sonha alto e quer se tornar uma mega popstar. Por falta de opção e necessidade eles vivem um cotidiano infernal, no qual Paco agride verbalmente Tonho praticamente o tempo inteiro. Esta convivência forçada de dois imigrantes que vivem à margem da sociedade irá revelar gradativamente a falta de esperança por uma vida mais digna.

Fonte

Fonte

BjosssFuiii