Blackout amanhã!!!

São Paulo – Quarta-feira, 18 de janeiro de 2012, deve ser um dia ímpar para história da internet. Pela primeira vez, gigantes da web podem realizar um blackout de seus serviços em protesto contra um projeto de lei.
O motivo é a proposta conhecida como Sopa (Stop Online Piracy Act, ou Lei Para Parar a Pirataria Online, em português), que tramita no Congresso americano.

O projeto foi apresentado pelo congressista americano Lamar Smith, do Estado do Texas, em outubro do ano passado, com o apoio de associações de gravadoras e de estúdios de cinema – supostas vítimas da troca de arquivos online.

A proposta prevê que qualquer serviço online, aí incluso gigantes como Google, Facebook e Twitter, seriam responsáveis pelos conteúdos protegidos por direitos autorais publicados ou compartilhados por seus usuários.

Para forçar os sites a retirarem os conteúdos supostamente ilícitos do ar, a lei prevê o bloqueio de serviços de pagamentos utilizados pelas empresas de internet, como o PayPal, e a suspensão de operações de cartão de crédito. O projeto prevê até mesmo a remoção das menções de sites suspeitos de buscadores como o Google e bloqueio do serviço. Uma vez bloqueado, o site teria que reverter o quadro na Justiça americana, o que seria caro e moroso.