Campos de Concentração no Brasil

  Para quem pensa que Campos de concentração foi fruto apenas dos Nazistas, se engana. No Brasil houve campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, é o que mostra documentos oficiais que estavam lacrados pelo governo e que ajudam a desvendar um período até aqui obscuro da história.
  Esse período da história brasileira não foi incluído nos livros didáticos até o momento, pois, até 1996, era considerado secreto pelo governo, que permitia apenas o acesso parcial das informações. Os arquivos foram lacrados com base em uma lei que proibia consultas ou pesquisas por 50 anos. Em 1988, o prazo diminuiu para 30 anos.

  Em 1915 e 1932, o governo brasileiro criou no Estado do Ceará, mais precisamente em Senador Pompeu, em uma parte conhecida como Sertão Central do Estado, campos para confinar retirantes que fugiam das secas.Estes campos ficaram conhecidos como os currais do governo.

  Já em 1942, a partir da declaração de guerra do Brasil aos países do Eixo(foram um dos adversários da Segunda Guerra Mundial), o governo brasileiro criou vários campos de concentração para cidadãos alemães, italianos e japoneses, considerados suspeitos de atividades antibrasileiras.Também foram feitos prisioneiros os tripulantes de embarcações alemãs capturadas ou avariadas nas costas brasileiras. Os campos oficiais eram doze: Daltro Filho-RS, Trindade-SC, Presídio de Curitiba-PR, Guaratinguetá-SP, Pindamonhangaba-SP,Bauru-SP, Pirassununga-SP, Ribeirão Preto-SP, Pouso Alegre-MG, Niterói-RJ, Chã de Estevam- PE e Tomé-Açu-PA.

  Também haviam outros campos de concentração dentre os oficiais, por exemplo, em Ponta Grossa que prendiam além de japoneses, alemães e italianos, também mantinham austríacos.Em Joinville, 200 pessoas foram colocados num hospício desativado. Um campo de concentração no Recife abrigou os funcionários das Casas Pernambucanas, apenas pelo fato de os seus patrões terem origem germânica.  

  A reclusão nos campos praticamente foi uma precondição para o apoio brasileiro aos Aliados. O tratamento dado aos imigrantes foi um dos elementos de negociação no campo da política internacional.

Depoimento à Comissão da Verdade lembrou que estádio Caio Martins, em Niterói, foi usado como um tipo de campo de concentração pelo regime militar