Quem foi Jason Voorhees – Sexta-feira 13

 

Jason Voorhees é o  filho mais novo de Mrs. Voorhees, uma ex-cozinheira no acampamento Crystal Lake. Jason teria se afogado em 13 de junho de 1958, em Crystal Lake, por negligência dos monitores que cuidavam das crianças acampadas ao redor do lago, mas ele voltou dos mortos para vingar a morte de sua mãe.

De acordo com o filme de 1980, Pamela era a cozinheira da colônia de férias de Crystal Lake. E em 1957, deixou seu filho Jason, de 11 anos, sendo vigiado por dois monitores da colônia de férias enquanto ela estava trabalhando. Mas esses se afastaram para fazer sexo e deixaram-o sozinho, o que acabou fazendo com que companheiros de cabana empurrassem ele para o lago da colônia e o afogasse. No ano seguinte, Pamela matou os dois monitores responsáveis pela tragédia, provocando o fechamento da colônia. E praticou várias outras sabotagens para que o lugar não fosse reaberto, sempre que surgia a intenção de alguém reinaugurar a colônia de férias. E em sua última tentativa de fazer isso, em 1979, quando a colônia finalmente estava sendo reaberta, ela matou quase todos os monitores que trabalhavam lá, até que teve sua cabeça cortada ao final do filme pela monitora Alice, a única sobrevivente. No segundo filme, a cabeça dela reaparece em estado de putrefação em cima de lençóis na cabana de Jason. Como o segundo filme termina mostrando a cabeça de Pamela ao mesmo tempo em que Jason revive, alguns fãs do filme supõem que é ela quem revive seu filho para que continue a sua vingança.

 

Sexta-feira 13 (no original, em inglês: Friday the 13th) é uma franquia de terror americana que conta com doze filmes slasher. A franquia concentra-se principalmente no personagem fictício Jason Voorhees, o qual se afogou, quando garoto, em Camp Crystal Lake devido à negligência da equipe do acampamento. Décadas depois, surgem boatos de que o lago está “amaldiçoado” e este, consequentemente, torna-se o cenário de uma série de assassinatos em massa. Jason é destaque em todos os filmes, seja como matador ou como motivação para os assassinatos. O filme original, criado para lucrar com o sucesso de Halloween (1978), foi escrito por Victor Miller e produzido e dirigido por Sean S. Cunningham. Ao total, as películas arrecadaram mais de 529 milhões de dólares nas bilheterias mundial. Desse modo, firmou-se como a franquia de terror de maior bilheteria do mundo até o lançamento de Halloween (2018), que, por sua vez, converteu a sua franquia ao topo.

Os filmes são: 

1980

1981

1982

1984

1985

1986

1988

1989

1993

2001

2003

2009

 

Especulá-se que em 2020 sairá 13 vezes Jason. Trata-se do 13º filme da série Sexta-Feira 13.

A Paramount Pictures passou a deter a totalidade dos direitos sobre Jason Voorhess após a Warner Bros ceder seu percentual para que pudesse participar da distribuição de Interstellar (2014). Com isso, o estúdio optou por reiniciar mais uma vez a franquia, já que assim poderia lucrar mais com os filmes produzidos.