Furtos em estações, um breve relato

Segue abaixo um caso chatinho que aconteceu comigo um dia desses…

São Paulo, quinta feira, 13 de fevereiro de 2020 – 18:20
Estação de trem CPTM Luz, plataforma da linha 11 coral.
O trem para na plataforma e é aquele empurra empurra, pessoas desesperadas para entrar e sentar, enquanto avançava tentando não me envolver no tumulto sou jogado pra dentro do trem, nisso acabo segurando minha mochila para não esbarrar nas pessoas a frente e sinto o meu celular sendo puxado do meu bolso, me viro e a porta do trem estava fechando! “Lascou”, pensei por um breve momento e enquanto as pessoas falavam que era um vendedor ambulante que havia furtado meu aparelho eu pensava em como faria pra recupera-lo pois tinha senha e, não obstante, dois apps de segurança! Pensei em descer na estacão Brás pra proceder com a recuperação mas me falaram que o ladrão não tinha conseguido sair do trem, o procurei mas estava muito lotado e não obtive sucesso, então desci no Tatuapé, achei uma rede wifi e comecei a rastrear o aparelho enquanto fazia aquele boletim online.
Aplicativo do Google “Encontrar seu smartphone” – Sem sucesso, aplicativo LookOut security – Sem sucesso. Tentativas de localizar o aparelho sem sucesso. Assim que aceitei que havia perdido o celular para algum meliante comecei a me fazer os seguintes questionamentos: Por que não havia um segurança sequer na plataforma? Pra que servem as câmeras na plataforma e nos trens sendo que eles ignoram os chamados e não deixam ver e identificar esse tipo de ocorrência? Como pode um aplicativo do Google falhar num momento tão crítico? O aparelho, embora de 2017, tinha configuração generosa e funcionava muito bem. O mais frustrante é que além do meu caso tenho noção entre mais 3 casos similares entre conhecidos (INCLUINDO UM NO MESMO DIA!). Ficam esses questionamentos e vou pontuar item por item, começando pelos apps de segurança.

Os apps:
Como que ainda não existe um aplicativo de segurança que funcione realmente bem? O que impede o google de invalidar um aparelho que foi considerado furtado? Talvez porque manter assim seja lucrativo? O lookout reclama que a versão que eu usava era grátis e por conta disso é só chorar pelo leite derramado (deram a localização que segue abaixo mas pelo horário apresentado decidi não ir atrás).

CPTM:
O que é preciso fazer para se ter acesso as gravações? Como que permitem um horário de pico sem segurança nas plataformas? Como que não tem um segurança no trem sequer? Como permitem aquele caos em horários de pico sem nenhum tipo de controle? E isso não é de hoje, sempre foi assim, SEMPRE!

Boletim online e operadora:
Após ter feito o boletim fui atrás de uma loja da operadora para solicitar o bloqueio do chip antigo e pegar um novo, pretendia manter o mesmo número, o funcionário da loja me entregou um chip e informou que o chip antigo seria cancelado, entrei em contato com a operadora após algumas horas depois pois continuava sem sinal no chip novo e o chip antigo continuava ativo! Solicitei a suspensão e a ativação do novo chip, pediram para aguardar 2 horas. Após as 2 horas nada de número ativado e entrei em contato com a operadora e informaram que o chip novo não estava cadastrado e não podiam fazer o cadastramento por telefone! Eu teria que ir a loja (tarefa difícil pois entro no trabalho as 9h e a loja fica dentro de um shopping que abre as 10h!) Tentei entrar em contato com a operadora pelos canais de contato mas não obtive sucesso, após muita insistência consegui falar com eles, não poderiam fazer nada a não ser mandar outro chip que chegaria até sábado. Na noite de sexta entregaram o chip mas o estresse e o desgaste já tinha me chateado por demais.

Disso tudo vejo algumas situações complicadas: Como uma estação de transporte público não tem o mínimo de segurança necessária para que os passageiros possam viajar sem ter seus pertences furtados? Como pode os trens serem tão lotados no horário de pico sendo que a passagem só aumenta cada vez mais, pra onde vai esse dinheiro? Espalham diversos anúncios proibindo o comercio ambulante justamente porque ladrões se infiltram mas não tem um segurança a paisana pra manter as coisas em ordem?

Esse tipo de coisa me instiga a entrar com um processo contra a CTPM e talvez contra o (Des)governo do estado de São Paulo. A situação é cada vez pior, nada muda e não vejo eles fazerem o menor esforço para mudar isso.
A ideia de entrar com um processo é com base nessas notícias:
CPTM condenada a indenizar passageiro por superlotação em trem
Vítimas de roubos no metrô podem pedir indenização

Antes de concluir manifesto o agradecimento a cerca de 2 ou 3 passageiros que viram mas ficaram com medo de apontar na hora, informaram que o ladrão estava dentro do trem e estava “vendendo água” mas não consegui alcançar o meliante…