Edifício Joelma

Edifício Joelma

Tragédia do Joelma completará 48 anos.

Para quem não conhece a história desse edifício do centro de São Paulo, ele ficou “famoso” depois de um terrível incêndio que matou 187 pessoas e deixou mais de 300 feridos.

O incêndio ocorreu no dia 1º de fevereiro de 1974 por conta de uma curto circuito no 12º andar. Logo o fogo se alastrou, impedindo as pessoas de evacuarem o local. Infelizmente muitos tiveram que subir os andares, pois não tinham condições de descer pelas escadas que logo foram bloqueadas pelo fogo e fumaça. Algumas tentaram os elevadores, mas esses também deixaram de funcionar.
Pessoas em pânico acabaram pulando das janelas e do telhado, algumas conseguiram manter a calma e ficaram penduradas até o seu resgate. Mas infelizmente muitos não tiveram essa sorte. Bombeiros relataram que a cada andar uma tragédia era descoberta. No 8º andar eles encontraram pelo menos onze cadáveres abraçados. O fogo tinha praticamente soldado os corpos. Também no topo do prédio, 17 pessoas estão mortas, os bombeiros retiram os corpos e descobrem 60 mortos sob o telhado na ala da Rua Santo Antônio e mais trinta e cinco sob a cobertura da ala voltada para a Avenida 9 de Julho.
Mais de 1500 profissionais foram chamados, entre bombeiros, policiais, equipes de socorristas.

 

O Edifício é até hoje considerado um dos mais assombrados e essa fama vem de antes do incêndio
Onde hoje é localizado o Edifício Praça da Bandeira (antigo Joelma), nos séculos XVII e XVIII o local era um pelourinho, onde os negros eram torturados e brutalmente assassinados. A má fama do local já era tanta que os próprios índios deram o nome de Anhangabaú ( rio ou água do mau espírito).

Já em 1948, uma casa havia sido construída ali. Moravam nela, o jovem professor Paulo Camargo de 26 anos com sua mãe Benedita e as duas irmãs. Paulo, apesar de ter negado até sua morte, era o principal suspeito de um triplo assassinato, o de sua mãe e irmãs. Na época foram levantadas hipóteses para os assassinatos. A não aceitação de uma namorada por parte da mãe, ou Paulo não querer cuidar das três por uma doença grave que as acometia.

 

Duas semanas após o crime, quando a polícia começou a cavar o poço que havia na casa, Paulo se suicidou no banheiro. Os corpos das três foram encontrados, mas o caso nunca foi concluído de fato. O crime abalou a cidade de São Paulo e ficou conhecido como O Crime do Poço.
O crime ainda provocou outra morte de forma indireta. Um dos bombeiros que participou do resgate dos três corpos, estava sem proteção ao manusear os cadáveres no poço e morreu por infecção cadavérica. Mais uma vítima dessa maldição.

A história mais famosa do Joelma são as ” As Treze Almas”.

 

Durante o incêndio do Edifício, 13 pessoas que tentavam escapar pelo elevador foram totalmente carbonizadas. Sem ter como fazer a identificação das vítimas, os corpos foram enterrados juntos, lado a lado, no Cemitério São Pedro, Vila Alpina – ZL .
O zelador do cemitério dizia escutar gritos e lamurio das “Treze Almas”. Ele passou então a molhar as sepulturas, e as vozes foram silenciadas. Até hoje milagres são atribuídos “As Treze Almas”, e como oferenda as pessoas deixam copos d’água nas sepulturas.
Pouco depois da tragédia, uma pequena produtora norte-americana produziu o curta-metragem Incêndio, contando as causas e consequências do fogo, utilizando técnicas de animação gráfica e imagens da cobertura da imprensa.

 

 

Em 1978, foi lançado o filme norte-americano Catastrophe, um documentário de Larry Savadove, narrado por Willian Conrad, o qual versava sobre tragédias mundiais conhecidas, entre elas, a do edifício Joelma.
Em 1979, foi rodado o filme Joelma 23º Andar, baseado no livro Somos Seis, do médium Chico Xavier, no qual é narrada a história de uma moça que morreu no incêndio chamada Volquimar Carvalho dos Santos. Contudo, no filme ela era intitulada Lucimar. O papel da protagonista foi interpretado por Beth Goulart.
A 30 de junho de 2005, o programa Linha Direta, da Rede Globo, exibiu o quadro Linha Direta Mistério, cujo tema era o edifício Joelma.
A 5 de julho de 2008 foi transmitida no Jornal da Record uma reportagem da série Bombeiro: Herói de Todos que relembrou o acontecimento, mostrando várias cenas e o difícil salvamento.

Fonte

Fonte