Os golpes no WhatsApp com o apoio do… WhatsApp e operadoras

Recentemente, uma conta falsa foi criada no WhatsApp usando minha foto e nome completo com o intuito de aplicar golpes em meus parentes próximos. Assim que receberam as mensagens, meus parentes entraram em contato comigo. Segui o procedimento padrão: denunciei no WhatsApp, registrei um boletim de ocorrência e, após identificar a operadora do número associado à conta falsa (provavelmente de um laranja), também fiz uma denúncia à operadora.

Depois de tomar essas medidas, informei a vários conhecidos e parentes sobre o golpe e os incentivei a denunciar a conta.

Durante minha busca na internet por mais ações que poderia tomar para resolver essa situação o mais rápido possível, encontrei o site da Polícia Civil do Paraná que fornecia um modelo de e-mail para enviar ao [email protected]:

Título:
Perfil Fake – URGENTE – Desative a conta +55 + DDD + número do telefone

Texto:
Prezado(a);

O número +55 + (número do telefone) criou uma conta e está utilizando minha imagem no perfil para solicitar valores para meus contatos. Por favor, desative essa conta em razão da utilização para prática de crimes previstos na legislação brasileira, bem como ferir os termos do serviço. Quais quer dúvidas estarei à disposição para esclarecimento através do meu Whatsapp número +55_(número do seu telefone)

Agradeço,

Nome e telefone

Segui as instruções, mas, após 48 horas, ainda não recebi nenhuma resposta do WhatsApp e o número segue ativo usando MINHA FOTO E MEU NOME!

Ao verificar o status do protocolo fornecido pela operadora quando denunciei o número falso, obtive o resultado da imagem abaixo… A denúncia parece ter sido registrada de qualquer jeito, só pra fornecer um número de protocolo mesmo.

 

Enquanto o WhatsApp e a operadora seguem colaborando com o golpista, acredito que a ação a ser tomada é entrar com um processo. Isso tem se mostrado eficaz, como no caso em que o WhatsApp foi condenado a pagar indenização por manter ativa a conta de um golpista.

Essa situação evidencia que o WhatsApp, um dos aplicativos de mensagens mais utilizados no Brasil, é um terreno fértil para golpistas bizarros. Não é de hoje que criminosos se aproveitam da falta de agilidade do suporte e das empresas envolvidas para perpetrar seus golpes enquanto os usuários seguem com pouquíssimas maneiras de se defender.

E tudo isso porque eu não deixei a foto do meu perfil disponível apenas para os contatos.
Com tantos vazamentos de dados que disponibilizam diversas informações sobre parentes, onde se tem conta aberta e etc acredito que as empresas deviam ter uma área dedicada a combater esses tipos de golpes e fraudes.

Fica aqui meu desabafo e enquanto isso o criminosofilhodumap golpista tá lá usando minha foto e meu nome com o total apoio do WhatsApp.